quinta-feira, 26 de abril de 2007

Lá no Arquivo Público (26.04.2007)

Hoje de tarde lá no APERS nos foi mostrado o setor de restauração, onde nos mostraram como é feito os reparos e até mesmo a restauração dos documentos mais degradados e danificados; sendo este um trabalho delicado e meticuloso, mas que com a prática é feito com relativa rapidez!

Lá no Arquivo Público (24.04.2007)

Nesse dia de manhã lá no APERS nos foi demonstrada a sala de encomenda de material de pesquisa, onde nos foi demonstrado seu funcionamento, suas divisões por tipo e procedência do material. Bem como vimos pessoas procurando atendimento lá!

Técnica I - Relatório de centro de pesquisa (19.04.2007)

Tive que fazer um relatório com várias perguntas sobre o Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa. Lá no museu mesmo tive que pegar folhetos para respondê-las.

Lá no Arquivo Público (19.04.2007)

Nesse dia de tarde lá no APERS, nos foi mostrado, com mais dois colegas, a sala de atendimento telefônico onde nos foi demonstrada um pouco da rotina dos atendentes, como a procura por certidões de nascimento, casamento e óbito, bem como o devido registro dessas pesquisas no computador.

Pesquisa de Técnica I - 2ª parte (17.04.2007)

Continuando a pesquisa em 17.04.2007, reli repotragens que eu já tinha lido na ZH da 2ª quinzena de novembro de 1984 sobre denominações evangélicas, inclusive uma série de reportagens especiais de uma semana a respeito! Nesse interim vi que o número de reportagens era maior do que o previsto!

quarta-feira, 18 de abril de 2007

Lá no Arquivo Público (17.04.2007)

Ontem (Terça-feira, 17.04.2007), no meu Estágio Preliminar lá no APERS, prosseguiu-se com mais explicações acerca do funcionamento e as constituição do Arquivo, com depoimentos de estagiários que trabalharam lá sobre suas experiências no manunseio de fontes primárias.

Pesquisa de Técnica I - 1ª parte

Prosseguindo a pesquisa que comecei ano passado sobre o conceito de “seita” em reportagens sobre os evangélicos neopentecostais, sexta feira (13.04.2007) consultei o jornal Zero Hora da 2ª quinzena de Dezembro de 1984. Encontrei novas reportagens a respeito que enriquecerão minha pesquisa, como as sobre a Rádio Itaí.

quarta-feira, 11 de abril de 2007

Lá no Arquivo Público

Ah, já ia me esquecendo!
Ontem de manhã foi o segundo dia lá no Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul como parte do Estágio Preliminar!
Nos foi apresentada a estrutura do arquivo com suas três partes mais a área administrativa.
Nos foi mostrado tanto seus avanços como suas deficiências!

Diários Associados no RS: 3ª parte da pesquisa (TV Piratini)

Ontem (10.04.2007) de tardezinha fui lá no Hipólito completar as leituras da parte anterior da pesquisa sobre a TV Piratini, naquela coletânea mesmo.

quarta-feira, 4 de abril de 2007

Diários Associados no RS: 2ª parte da pesquisa (TV Piratini)

Ontem (03/04/2007) de tarde prossegui minha pesquisa, agora tratando da TV Piratini.
Fui lá no Hipólito e, na seção de jornais, pedi algo a respeito.
E o atendente me ofereceu uma coletânea de reportagens de jornais sobre a criação da TV Piratini no final da década de 1950. Tratava-se desde a construção do prédio até a cerimônia de inauguração.
Chamou-me a atenção os discursos publicados de autoridades sobre essa inauguração, inclusive do então governador do RS Leonel Brizola, nos quais se constata que a idéia que se tinha da televisão na época era bem diferente da que se tem hoje.
Nesse interim descobri que a Rádio Farroupilha pertencia aos Diários Associados, antes de ser adquirida pela RBS.
E como os discursos eram interessantes e meu tempo, exíguo, não consegui ler todas essas reportagens disponíveis, ficando assim para a próxima vez!

terça-feira, 3 de abril de 2007

Diários Associados no RS: 1ª parte da pesquisa

No Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa comecei a pesquisar sobre os Diários Associados no Rio Grande do Sul.
Comecei pelo Diário de Notícias, o qual o prof. René havia me indicado.
Sobre a TV Piratini, o setor responsável só me atenderia de tarde.
Procurei saber de quando a quando o DN havia circulado.
O mais antigo exemplar que tive acesso é o de Terça-Feira, 1º de Março de 1932, no qual vi que pertencia à S.A. Diário de Norícias. Não consegui saber se já pertencia a Assis Chateaubriand.
Fiquei confuso felo fato de a numeração do jornal ser zerada (ano VII, N° 1). A atendente me disse que isso se deve a interrupções da circulação do jornal.
Daí ela me apresentou um livreto que conta a história desse jornal; e lá descobri que o DN circulou de 01.03.1925 a 30.12.1979.

Meu primeiro dia de estágio

Cheguei lá no Arquivo Público do Rio Grande do Sul com alguns minutos de atraso para a parte prática do Estágio Preliminar. Já estavam explicando como funcionaria o estágio. As atendentes nos mostraram um pouquinho como funciona o arquivo, tal e tal...

Nesse interim conheci um colega já de idade chamado Paulo, que trabalha na perícia da Polícia Civil. Tivemos uma conversa legal sobre a máquina pública. Fiquei surpreso ao saber que no governo Sarney se começou a reformar a máquina pública e que o serviço público federal não é tão ruim assim se comparado com a caótica situação do governo estadual que se arrasta há décadas.

Ficou combinado que meus dias, lá, de estágio serias 3ª de manã e 5ª de tarde. Isso depois de uma grande confusão de disponibilidade de horário da turma!

Pesquisa sobre os Diários Associados no Rio Grande do Sul

Para a cadeira de Seminário de Estudos Brasileiros —do prof. René Gertz—, decidi que quero fazer pesquisa sobre os Diários Associados no Rio Grande do Sul, no qual se compunham o jornal Diário de Notícias, a TV Piratini e uma possível rádio.

Começando meu blog…

Estou aqui, finalmente, tentando escrever um blog!

O Prof Benito B. Schmidt, de Técnica I, recomendou fortemente que fizéssemos um diário de campo do andamento de nossas pesquisas. Colocá-lo-ei, se possível, também aqui neste blog! Este será focado, a princípio, em atividades acadêmicas do curso de História na UFGRS, no qual estou aproximadamente no quarto ano!

Também colocarei coisas pessoais quando julgar pertinente!